13/02/2021 às 21:38 História da Música

DOCUMENTÁRIO: FRAMING BRITNEY SPEARS

129
4min de leitura

O documentário sobre a vida de Britney Spears, produzido pelo The New York Times, estreou em Fevereiro de 2021, distribuído pelo streaming Hulu e FX, foram inspirados pelo movimento criado pelos fãs da cantora #FreeBritney, que luta pelo liberdade da artista, que vive sobre curatela de familiares, advogados e administradores desde 2008, controlando sua vida e suas decisões, geralmente usado para pessoas idosas que não tem capacidade mentais de viver.

1995: Britney Spears por David Baren

Quando Britney iniciou sua carreira ainda criança, não imaginava o que estaria por vir, mas ao passar do tempo foi ganhando cada vez mais sabedoria no mundo artístico. E afirma que muitas coisas ditas sobre a sua pessoa na mídia mundial não são verdades. 

1995: Britney Spears por David Baren

O seu estilo Lolita Sexy chamou muita atenção, principalmente após ser fotografada para a capa da consagrada revista Rolling Stone. Para Britney Spears essa atitude faz parte de todas as mulheres, e ela se sente bem sendo sexy.

Maio 1999: Britney Spears na capa da revista Rolling Stone

Por conta do seu visual, os programas de TV onde Britney era entrevistada, haviam sempre questionamentos sobre sua forma física, o que não acontecia com as boys bands do mesmo período. Jornalistas a criticavam, afirmando possuir um paradoxo sobre o seu trabalho artístico e a forma de se vestir. Britney aproveitou todos esses comentários para se tornar mais livre e menos preocupada em agradar a todos.

Maio 1999: Britney Spears na revista Rolling Stone por David LaChapelle

A cantora tinha total controle das decisões da sua carreira, não era uma boneca como a mídia equivocada a conceituava. Kevin Tancharoen, diretor de turnê de 1999 a 2004 de Britney afirma que todas as ideias eram passadas e aprovadas pela artista, sendo sempre muito criativa, sabendo precisamente tudo o que deveria ser feito em um espetáculo. 

Maio 1999: Britney Spears na Rolling Stone por David LaChapelle

Britney Spears sustenta a afirmação do diretor, de que tinha controle sobre as turnês, pois assim não era sugada por pessoas sem necessidade.

Maio 1999: Britney Spears na Rolling Stone por David LaChapelle

O seu namoro com o cantor Justin Timberlake, refletiu como um modelo de casal norte americano. Todos queriam saber muito sobre esta relação.

Abril de 2002: Britney e Justin na capa da revista Us Weekly

Quando o relacionamento acabou, Justin Timberlake fez o mundo achar que ela o havia traído, assim tomando o controle da narrativa nas mídias.

Setembro de 2002: Britney na capa da Us Weekly

Novembro de 2002: Justin Timberlake na capa da revista Seventeen

Justin Timberlake potencializou esse fato no clipe da música Cry Me A River, incriminando Britney Spears no fracasso do namoro. Uma espécie de vingança, uma fantasia de revanche masculina, considerando esta atitude do cantor como misógina.

2002: Justin Timberlake - Cry Me A River

Existia toda uma infraestrutura cultural misógina para dar apoio a este momento de rompimento da relação de Britney Spears com Justin Timberlake.

Dezembro de 2002: Justin Timberlake na revista Details

Em novembro de 2003, foi ao ar pela ABC, uma entrevista exclusiva de Britney Spears, que foi questionada sobre ter causado muito sofrimento a Justin Timberlake, sua imagem foi transformada na mulher responsável pelo fim do relacionamento. Sendo atacada por diversas mídias e políticos, praticamente sem apoio para lidar com esta situação.

Novembro de 2003: Entrevista com Diane Sawyer

Em 2004, Britney Spears começa uma relação afetiva com Kevin Ferdeline, e anunciaram um noivado repentino, sendo notícia no mundo todo.

Maio de 2004: Britney e Kevin na revista People

Brittain Stone que foi diretor de fotografia da revista Us Weekly, relata que trabalhava com orçamentos de $ 100.000 a $ 400.000 dólares por semana por fotografia, obtendo lucros de sete vezes mais sobre estes valores. 

Setembro de 2004: Britney na revista Us Weekly

O fotógrafo de celebridades Daniel Ramos, sonhava em ser diretor de filmes, e conta que este ramo é muito difícil de sair, pelo lucro que se tem neste nicho. As fotos de Britney Spears chegavam a $ 1.000.000 de dólares cada, no início a cantora gostava de ser fotografada, sendo amigável e simpática.

Outubro de 2004: Britney na revista Us Weekly

Sempre houve um desejo por fotografias espontâneas na mídia, cada vez mais as revistas tinham um material desse tipo a disposição, aumentando as vendas. Quando Britney Spearrs ficou grávida atraiu muito mais paparazzis.

Britney Spears e Kevin Federline no Ellen DeGeneres Show

Dezembro de 2005: Britney Spears, Kevin Federline  e Sean Preston na revista People

Os tabloides investiram muito mais dinheiro para ter fotografia de Britney com seus filhos, havendo muito assédio, e uma perseguição contra a cantora de que ela não era uma boa mãe, após surgir uma imagem em que ela dirigia com o filho no colo. Mais uma vez, ela fez uma entrevista para explicar seus atos.

15 de Junho de 2006: Matt Lauer entrevista Britney Spears no Dateline da NBC

A cantora teve o segundo filho logo após o nascimento de Sean, e nesse período havia muita especulação sobre o casamento de Britney Spears estar acabando, e após o nascimento do bebê, ela entrou com o pedido de divórcio. Britney e Kevin brigaram na justiça pela guarda de Sean Preston e Jayden Jaimie. No livro biográfico, a mãe da cantora, Lynn escreve que ela estava sofrendo de depressão pós parto. Neste período foi quando Britney Spears se aproximou de Paris Hilton e Lindsay Lohan para irem a clubes e festas. A artista foi perdendo interesse na sua imagem bem cuidada.

29 de Novembro de 2006: Lindsey Lohan, Britney Spears e Paris Hilton no New York Post

A cultura do tabloide estava cada vez mais ganhando força, atingindo seu ápice. Enquanto Britney gastava muito dinheiro para contratar babás para ficar com seus dois filhos enquanto ela ia a festas.

Fevereiro de 2007: Paris Hilton e Britney Spears na revista Newsweek

2006: Britney Spears em turnê

2016: Britney Spears no VMA - MTV

E continua...

Pesquisa de imagens e texto por Jessica Melinda

REFERÊNCIAS:

Documentário:

- Framing Britney Spears por The New York Times

13 Fev 2021

DOCUMENTÁRIO: FRAMING BRITNEY SPEARS

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

audiovisual BRITNEY SPEARS FREMING BRITNEY SPEARS história da música POP

Quem viu também curtiu

20 de Abr de 2020

LIVE NO INSTA COM MICHELE MABELLE

13 de Jul de 2023

DOCUMENTÁRIO: PUNK - EPISÓDIO 01

16 de Jul de 2020

DOCUMENTÁRIO: PUNK - EPISÓDIO 2

Logo do Whatsapp