31/08/2018 às 22:56 Ensaio Fotográfico

Exposição fotográfica Silvia: a força e a linguagem do corpo em imagens

396
2min de leitura

São tempos difíceis e, paradoxalmente, propícios para a arte que se propõe a romper padrões estéticos e culturais, para a arte que intenciona instigar e deslocar nossos olhares do lugar comum ao qual estamos acostumados nos levando a apreciar perspectivas diferentes.

As imagens da exposição Silvia nos conduzem a um outro tempo e a uma outra estética, visto as referências renascentistas das artes plásticas, que inspiraram a composição artística das fotos, e a própria atriz fotografada cujo corpo provoca  e confronta os padrões de beleza impostos pela sociedade (pela moda, pela mídia, pela cultura machista) além de significar, na arte, a representatividade de muitas mulheres.

Jéssica Drew, Pepe Pessoa e Silvia Lazzaretti formam a tríade que concretizou o projeto, aberto no dia 23 de agosto, no Instituto Cultural Taru. Na noite de inauguração, a equipe conversou com o público sobre o processo de produção e criação das fotos.

“É gratificante me olhar nessas imagens, visto todas as pressões da sociedade em relação ao corpo”, disse a atriz Silvia Lazzaretti. “Foram olhares delicados em relação ao meu corpo, e eu me sinto representada nessas imagens”, complementou ela sobre o processo de produção das fotos.

A exposição conta com 19 fotos, coloridas e também em preto e branco. “Foi muito difícil escolher essas imagens de tantas que foram feitas com muito cuidado e respeito”, ressaltou a fotógrafa Jéssica Drew.

As fotografias foram feitas com a luz natural de ambientes internos e externos. O diretor artístico Pepe Pessoa destacou que as referências do trabalho, além das pinturas clássicas, são as estéticas do cinema mudo, em preto e branco. “As referências também vêm das nossas vivências, da bagagem cultural, o que apreciamos. Esse momento de criação é sempre um ritual”. Pepe destacou ainda que o profissionalismo da equipe (fotógrafa e atriz) e a locação, já pronta com grande riqueza de objetos e cenários, foram fundamentais para o bonito resultado do trabalho. “Foi um projeto pautado na paixão e na simplicidade, no querer fazer”.

Nas imagens, Silvia apresenta diferentes caracterizações/atuações conforme a interação com  os objetos, o ambiente, a cenarização: o jardim,  a janela, a cama, a cozinha, a penteadeira do quarto, a escada... Lugares que se integram à expressividade e às sensações evocadas por Silvia (por seu corpo, olhares e posturas) e captadas pela fotografia.

*Acompanham as imagens de Silvia, textos poéticos de Monica Montanari.

Exposição Fotográfica Silvia

Fotografia: Jessica Drew

Direção artística: Pepe Pessoa

Modelo: Silvia Lazzaretti

Apoio: Sesc

Instituto Cultural Taru (Rua La Salle, 933 - São Pelegrino)

Até o dia 1º de setembro

Classificação: 16 anos

Fotografias por Larissa Thomé e texto por Silvana Dalmasso

31 Ago 2018

Exposição fotográfica Silvia: a força e a linguagem do corpo em imagens

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Exposição fotográfica Exposição Silvia Instituto Cultural Taru

Quem viu também curtiu

19 de Ago de 2018

Ensaio Fotográfico Beto e Suas Máquinas

09 de Fev de 2024

FÉLIX NADAR (1820-1910)

10 de Mar de 2020

HENRI DE TOULOUSE-LAUTREC (1864-1901)

Logo do Whatsapp