Imagem capa - DOCUMENTÁRIO: FRAMING BRITNEY SPEARS por Jessica Melinda
História da Música

DOCUMENTÁRIO: FRAMING BRITNEY SPEARS

O documentário sobre a vida de Britney Spears, produzido pelo The New York Times, estreou em Fevereiro de 2021, distribuído pelo streaming Hulu e FX, foram inspirados pelo movimento criado pelos fãs da cantora #FreeBritney, que luta pelo liberdade da artista, que vive sobre curatela de familiares, advogados e administradores desde 2008, controlando sua vida e suas decisões, geralmente usado para pessoas idosas que não tem capacidade mentais de viver.



1995: Britney Spears por David Baren

Quando Britney iniciou sua carreira ainda criança, não imaginava o que estaria por vir, mas ao passar do tempo foi ganhando cada vez mais sabedoria no mundo artístico. E afirma que muitas coisas ditas sobre a sua pessoa na mídia mundial não são verdades. 



1995: Britney Spears por David Baren

O seu estilo Lolita Sexy chamou muita atenção, principalmente após ser fotografada para a capa da consagrada revista Rolling Stone. Para Britney Spears essa atitude faz parte de todas as mulheres, e ela se sente bem sendo sexy.



Maio 1999: Britney Spears na capa da revista Rolling Stone

Por conta do seu visual, os programas de TV onde Britney era entrevistada, haviam sempre questionamentos sobre sua forma física, o que não acontecia com as boys bands do mesmo período. Jornalistas a criticavam, afirmando possuir um paradoxo sobre o seu trabalho artístico e a forma de se vestir. Britney aproveitou todos esses comentários para se tornar mais livre e menos preocupada em agradar a todos.



Maio 1999: Britney Spears na revista Rolling Stone por David LaChapelle

A cantora tinha total controle das decisões da sua carreira, não era uma boneca como a mídia equivocada a conceituava. Kevin Tancharoen, diretor de turnê de 1999 a 2004 de Britney afirma que todas as ideias eram passadas e aprovadas pela artista, sendo sempre muito criativa, sabendo precisamente tudo o que deveria ser feito em um espetáculo. 



Maio 1999: Britney Spears na Rolling Stone por David LaChapelle

Britney Spears sustenta a afirmação do diretor, de que tinha controle sobre as turnês, pois assim não era sugada por pessoas sem necessidade.



Maio 1999: Britney Spears na Rolling Stone por David LaChapelle

O seu namoro com o cantor Justin Timberlake, refletiu como um modelo de casal norte americano. Todos queriam saber muito sobre esta relação.



Abril de 2002: Britney e Justin na capa da revista Us Weekly

Quando o relacionamento acabou, Justin Timberlake fez o mundo achar que ela o havia traído, assim tomando o controle da narrativa nas mídias.



Setembro de 2002: Britney na capa da Us Weekly



Novembro de 2002: Justin Timberlake na capa da revista Seventeen

Justin Timberlake potencializou esse fato no clipe da música Cry Me A River, incriminando Britney Spears no fracasso do namoro. Uma espécie de vingança, uma fantasia de revanche masculina, considerando esta atitude do cantor como misógina.


2002: Justin Timberlake - Cry Me A River


Existia toda uma infraestrutura cultural misógina para dar apoio a este momento de rompimento da relação de Britney Spears com Justin Timberlake.



Dezembro de 2002: Justin Timberlake na revista Details


Em novembro de 2003, foi ao ar pela ABC, uma entrevista exclusiva de Britney Spears, que foi questionada sobre ter causado muito sofrimento a Justin Timberlake, sua imagem foi transformada na mulher responsável pelo fim do relacionamento. Sendo atacada por diversas mídias e políticos, praticamente sem apoio para lidar com esta situação.

 

Novembro de 2003: Entrevista com Diane Sawyer


Em 2004, Britney Spears começa uma relação afetiva com Kevin Ferdeline, e anunciaram um noivado repentino, sendo notícia no mundo todo.



Maio de 2004: Britney e Kevin na revista People

Brittain Stone que foi diretor de fotografia da revista Us Weekly, relata que trabalhava com orçamentos de $ 100.000 a $ 400.000 dólares por semana por fotografia, obtendo lucros de sete vezes mais sobre estes valores. 



Setembro de 2004: Britney na revista Us Weekly

O fotógrafo de celebridades Daniel Ramos, sonhava em ser diretor de filmes, e conta que este ramo é muito difícil de sair, pelo lucro que se tem neste nicho. As fotos de Britney Spears chegavam a $ 1.000.000 de dólares cada, no início a cantora gostava de ser fotografada, sendo amigável e simpática.



Outubro de 2004: Britney na revista Us Weekly

Sempre houve um desejo por fotografias espontâneas na mídia, cada vez mais as revistas tinham um material desse tipo a disposição, aumentando as vendas. Quando Britney Spearrs ficou grávida atraiu muito mais paparazzis.


Britney Spears e Kevin Federline no Ellen DeGeneres Show



Dezembro de 2005: Britney Spears, Kevin Federline  e Sean Preston na revista People

Os tabloides investiram muito mais dinheiro para ter fotografia de Britney com seus filhos, havendo muito assédio, e uma perseguição contra a cantora de que ela não era uma boa mãe, após surgir uma imagem em que ela dirigia com o filho no colo. Mais uma vez, ela fez uma entrevista para explicar seus atos.


15 de Junho de 2006: Matt Lauer entrevista Britney Spears no Dateline da NBC


A cantora teve o segundo filho logo após o nascimento de Sean, e nesse período havia muita especulação sobre o casamento de Britney Spears estar acabando, e após o nascimento do bebê, ela entrou com o pedido de divórcio. Britney e Kevin brigaram na justiça pela guarda de Sean Preston e Jayden Jaimie. No livro biográfico, a mãe da cantora, Lynn escreve que ela estava sofrendo de depressão pós parto. Neste período foi quando Britney Spears se aproximou de Paris Hilton e Lindsay Lohan para irem a clubes e festas. A artista foi perdendo interesse na sua imagem bem cuidada.



29 de Novembro de 2006: Lindsey Lohan, Britney Spears e Paris Hilton no New York Post

A cultura do tabloide estava cada vez mais ganhando força, atingindo seu ápice. Enquanto Britney gastava muito dinheiro para contratar babás para ficar com seus dois filhos enquanto ela ia a festas.



Fevereiro de 2007: Paris Hilton e Britney Spears na revista Newsweek



2006: Britney Spears em turnê



2016: Britney Spears no VMA - MTV


E continua...


Pesquisa de imagens e texto por Jessica Melinda


REFERÊNCIAS:


Documentário:

- Framing Britney Spears por The New York Times