31/08/2023 às 23:55 História da Arte

GRANDES MESTRES DA LUZ

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Durante séculos, em várias culturas e religiões, a forma simbólica da luz foi explorada na arte. O ser humano sempre associou a luz à uma força divina.

Relevo de 1352 - 1333 AC: Akenaton e a família real, Museu Egípcio, Cairo
Séc XIV: São Jorge da Capadócia, Museu Cristão e Bizantino, Atenas

Na fotografia, é possível fazer o uso da luz de forma simbólica. Platon, um fotógrafo famoso, utiliza o recurso da aureola, uma luz ao redor da cabeça dos modelos, uma referência do próprio autor com a arte bizantina.

2010: Al Pacino por Platon

A fotografia a seguir, sugere a união de três artistas: a violinista, o iluminador e o fotógrafo. Criou com a luz uma espécie de estrela.

Leonardo Da Vinci, utilizou em grande parte das suas pinturas, um efeito de iluminação total, como um dia de céu nublado. Com o quadro mais famoso do mundo, a Mona Lisa, percebe que quanto mais longe estão os planos do nosso olhar, ficam mais azulados. Na pintura a iluminação do fundo é muito parecido com a iluminação no rosto, na natureza como olhamos é algo impossível, pois Mona Lisa está sentada em uma varanda no contra luz da paisagem.

1503: Monna Lisa del Giocondo por Leonardo Da Vinci
1503: La Vierge, l'Enfant Jésus et sainte Anne por Leonardo Da Vinci

Na imagem da Santa Ceia, de Leonardo da Vinci, a claridade que se observa no objeto depende da distribuição do mesmo e da luminosidade no campo de visão total, gerando uma unidade na pintura. A localização de Jesus, como figura central, de forma triangular, e ao fundo uma janela com iluminação bem natural, buscando o destaque para este personagem. Novamente a iluminação da cena foi pensada de forma artificial, pois os personagens e os objetos estão contra a luz.

1495: A Santa Ceita por Leonardo Da Vinci

Para destacar a modelo da pintura, Piero di Cosimo, coloca uma nuvem escura envolta do rosto, para trazer mais destaque a imagem. Vemos o que é escuro porque esta próximo ou sobreposto ao claro, que também pode acontecer ao contrário.

1490: Simonetta Vespucci por Piero di Cosimo

O pintor Caravaggio é considerado o mestre da luz de todos os tempos, ele utiliza uma iluminação bastante teatral, construindo climas e destaca os elementos mais importantes da cena. No quadro abaixo, o mais importante é onde possui mais iluminação, no caso Jesus. De forma simbólica, a mão de Jesus aponta para baixo, ou seja, para a tumba, porém tocando uma parte iluminada, como uma mensagem subliminar, onde ele escolhe ir em direção a luz, que está associada a vida.

1602: Enterro de Jesus por Caravaggio

Este próximo quadro, é uma foto de uma obra que desapareceu durante a Segunda Guerra Mundial. O fundo da imagem totalmente escuro, e tudo que aparece na luz tem um significado para a obra, parecendo que a fonte vem a partir do livro. A iluminação é desconhecida, provocando curiosidade.



31 Ago 2023

GRANDES MESTRES DA LUZ

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