17/10/2018 às 14:41 Festivais

Hamilton de Holanda Trio: uma viagem pela música brasileira

233
2min de leitura

Uma celebração à música brasileira: assim foi o show de Hamilton de Holanda Trio, que aconteceu na noite de domingo, 14 de outubro, dentro da programação da 6ª temporada da Mostra de Música Tum Tum Instrumental.

O Teatro Municipal Pedro Parenti lotou para receber Hamilton de Holanda, tocando pela primeira vez em Caxias do Sul, acompanhado dos músicos Guto Wirtti (contrabaixo acústico) e Thiago da Serrinha (percussão).

Além das músicas próprias, o trio fez interpretações belíssimas de canções clássicas da música brasileira como “Consolação” e “Canto de Ossanha”, afro sambas de Vinicius de Moraes e Baden Powell; “Meu lugar”, samba de Arlindo Cruz, “Construção”, de Chico Buarque, entre outras. A canção “Carinhoso” foi tocada por um Hamilton sozinho no palco, mas muito bem acompanhado pelo público, que entoou baixinho os versos compostos por Pixinguinha. O bandolinista, aliás, tem um disco só com interpretações da obra de Pixinginha. No bis, “Chega de Saudade”, de Tom e Vinicius, fez a platéia voltar a cantar. 

O repertório do trio evidencia esse passeio por diferentes gêneros musicais brasileiros como choro, samba, MPB e bossa nova, o que também faz do show uma grande homenagem, instrumental, a composições brasileiras que marcam nosso imaginário musical.

Impressiona ouvir e ver Hamilton, 42 anos, tocando bandolim. O completo domínio sobre o instrumento é resultado de 36 anos de música, ou seja, desde criança se envolvendo. O bandolinista carioca é criador da técnica do bandolim de dez cordas. Conforme consta no site oficial do músico: “o aumento do número de cordas, aliado à velocidade de solos e improvisos, inspira uma nova geração a se aproximar do Bandolim e de conceber formações com uma nova instrumentação. Se é jazz, samba, rock, pop, lundu ou choro, não mais importa. Nos EUA, a imprensa logo o apelidou de “Jimmy Hendrix do bandolim”. Na carreira são 32 trabalhos lançados e diversos prêmios, entre eles dois grammys latinos (2015 e 2016).

Beleza, excelência e delicadeza deixaram o público caxiense feliz. Aplausos e manifestações empolgadas a uma  apresentação que vai ficar na memória.

A próxima edição do Tum Tum Instrumental ocorre dia 18 de novembro, com Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul & André Mehmari (SP), no Teatro Pedro Parenti. Os shows são gratuitos, com apoio de um 1kg de alimento.

Texto por Silvana Dalmaso e fotografias por Jessica Melinda

17 Out 2018

Hamilton de Holanda Trio: uma viagem pela música brasileira

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

caxias do sul fotografia das artes fotografia de festivais fotografia de palco fotografia de show Hamilton de Holanda Música Brasileira Teatro tum tum instrumental

Quem viu também curtiu

12 de Nov de 2018

2018: o ano em que Caxias retrocede no investimento em cultura

20 de Ago de 2018

Sexta Aberta e musical no Centro Cultural Ordovás

29 de Jun de 2018

Cultura Hip Hop nas Escolas

Logo do Whatsapp